Como proteger o cachorro do barulho dos fogos com o truque do pano

Juntamente com a chegada das festas de fim do ano, surgem também os famosos fogos de artifício. E para quem tem um cachorro sabe muito bem como é estressante para eles lidar com os barulhos feitos por explosivos. Geralmente os pets costumam ficar agitados e extremamente assustados quando os fogos começam. Pois eles ficam expostos a altos níveis de ruídos.

 

E para ajudar a amenizar o sofrimento do seu cachorro, iremos mostrar uma maneira muito simples. Uma técnica chamada Tellington Touch.

 

A técnica, desenvolvida por Linda Tellington-Jonesse baseia na informação de que animais que possuem esse tipo de pavor também têm grande sensibilidade nas regiões traseiras, patas e orelhas.

Sendo assim, a técnica consiste em atar o cão com um pano para que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, e assim, amenizar as tensões localizadas no dorso do animal e diminuir a irritabilidade.

Veja como como proteger o cachorro do barulho dos fogos fazendo o truque do pano:

Como-proteger-o-cachorro-do-barulho-dos-fogos-truque-do-pano (1)

Utilizando uma faixa de um tecido macio e firme, amarre o seu cachorro de forma que a faixa englobe peito e dorso (formando um oito), mas certifique-se que não esteja exatamente sobre a coluna.

 

Como-proteger-o-cachorro-do-barulho-dos-fogos-truque-do-pano (1)

 

 

POR QUE FUNCIONA?

O efeito da pressão da faixa sobre o corpo do cachorro influencia no sistema nervoso dele, que recebe a informação sensitiva, envia ao cérebro e o deixa mais calmo, visto que essa pequena pressão ativa seu sistema nervoso autônomo.

Tudo isso faz com que sua psique e tronco entram em harmonia, causando a sensação de segurança e deixando o cão menos agitado. O efeito pode variar em cada cachorro, dependendo do nível de fobia que ele possui.

 

Como-proteger-o-cachorro-do-barulho-dos-fogos-truque-do-pano (2)

 

De acordo com Helena Truksa, bióloga com foco em psicologia e especializada em comportamento animal na Ethos Animal, a técnica funciona, mas não pode ser considerada como a salvação. Pois o efeito pode variar em cada cachorro, dependendo do nível de fobia que ele possui.

Contudo, ela diz que “os cães sentem-se mais seguros em locais pequenos e apertados, e as faixas e camisetas desenvolvidas com essa finalidade, simulam esta sensação.

Mas complementa dizendo que “isso não quer dizer que o cachorro vai ficar tranquilo […] apenas vai ter menos medo da situação”, ressalta Truska.

Fonte

Gostou? Compartilhe com seus amigos 🙂
Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Open List
Ranked List
Ranked List
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF