Treinador André Rosa responde dúvidas dos leitores sobre animais de estimação

André treinou o border collie que interpreta o personagem Rabito, da novela “Carrossel” (SBT) e a galinha que atua no longa “Cidade de Deus”, além de mostrar a atriz Denise Fraga como atuar com rottweiler nas gravações da minissérie “A Mulher do Prefeito” (Globo).

caes-maravilhosos-38 (1)

Com mais de 15 anos de experiência no treinamento de animais, André Rosa aposta em uma metodologia que engloba o comportamento dos pets e seus tutores.

Observar o ambiente no qual o animal está inserido e mostrar para aqueles que convivem com ele que posturas devem adotar para obter a conduta desejada. Assim é a linha de trabalho que o coach André Rosa adota no treinamento de cães gatos e outros animais. Diferentemente da padronização estabelecida pelo ensinamento de comandos, a metodologia de trabalho do profissional aposta em estimular a inteligência nata dos animais para prepará-lo para agir em qualquer ambiente.

“Analiso cada caso, observando as características que já fazem parte do comportamento do animal, a rotina que ele possui e só então determino um programa de treinamento”, revela André Rosa. “Costumo dizer que não existe certo e errado. O que as famílias esperam de um pet pode variar muito. Com essa metodologia evitamos frustrações para os tutores”.

André Rosa acredita que os tutores devem ser os grandes responsáveis por educar seus pets por isso se coloca como um Coach de Relacionamento Homem Animal. “Meu papel não é treinar o animal, mas oferecer aos tutores uma espécie de consultoria, com a orientação e as ferramentas corretas para que consigam reverter os comportamentos do pet que não lhe agradam”, explica o profissional. Dessa maneira os resultados são conquistados sempre em parceira com quem realmente convive como animal.

Educando estrelas

Além do trabalho como coach, André também é proprietário do centro Cães Maravilhosos e atua como produtor de animais para programas de TV e campanhas publicitárias. Atualmente está preparando os gatos que vão integrar o elenco da próxima novela do SBT. “Existe um mito de que os felinos não podem ser treinados, mas isso não é real”, alerta. “Porém, é preciso entender que eles são animais com um comportamento específico e se aplicarmos as mesmas técnicas dos cães não haverá resultados”.

André também foi responsável por treinar o border collie que interpreta o personagem Rabito, da novela “Carrossel” (SBT) e a galinha que atua no longa “Cidade de Deus”. O trabalho do profissional não se limita a preparar os bichos para entrar em cena. O treinador atua também na preparação de todo o elenco que terá contato com eles. Dessa forma, mostrou a atriz Denise Fraga como atuar com rottweiler nas gravações da minissérie “A Mulher do Prefeito” (Globo).

André estará respondendo algumas dúvidas dos leitores do Blog Animal sobre comportamento animal. Deixe sua pergunta abaixo (ou na página do Facebook):