10 fatos curiosos sobre a baleia-azul, o maior animal do mundo

Neste artigo, separamos para você alguns fatos interessantes sobre o maior animal do mundo: A baleia-azul.

Durante séculos ela conseguiu escapar do homem, viva ou morta, pois por ser muito veloz, quando atingida por um arpão, esforçava-se para afundar, evitando assim, que o homem se aproveitasse de sua carcaça.

No entanto, a moderna tecnologia criou embarcações e arpões especiais para a caça desses grandes cetáceos, tornando-se uma presa habitual dos caçadores de baleias.

É, por essa razão, uma das espécies mais ameaçadas de extinção, apesar das leis existentes que proíbem sua caça.

maior animal do mundo (1)

A baleia-azul é um mamífero marinho. Possui 30 metros de comprimento e pesa 120 toneladas, sendo, portanto, o maior animal que habita a Terra.

maior animal do mundo (3)

A baleia-azul é um mamífero marinho pertencente à subordem Mysticeti dos cetáceos. Com até 30 m de comprimento e mais de 180 toneladas de peso, elas são um dos maiores animais que alguma vez existiram.

Dadas as suas gigantescas proporções, tudo impressiona neste colossal mamífero pertencente à ordem dos cetáceos. Abaixo, separamos alguns fatos curiosos sobre a Baleia-azul (o maior animal do mundo):

10 fatos curiosos sobre o maior animal do mundo:

1 – A baleia azul é a maior criatura que já viveu na Terra.

2 – A baleia azul é o maior animal que já viveu no planeta Terra. Sua língua sozinha pode pesar tanto quanto um elefante. Seu coração, tanto quanto um carro.

3 – Surpreendentemente, no entanto, este gigante do oceano se alimenta de alguns dos menores animais da vida marinha, “minúsculos camarões” chamados krill. Uma única baleia-azul adulta pode comer até 40 milhões de krill em um dia (3,6000 kg de krill por dia).

4 – Elas obtêm sua comida, principalmente, por mergulho, e descem a uma profundidades de aproximadamente 500 metros.

5-  Apesar do seu tamanho, são nadadoras graciosas cruzando o oceano a cerca de 8 km/h, podendo alcançar velocidades de mais de 30 km/h.

6 – O órgão reprodutor do macho (o pênis) pode chegar a 3 metros de comprimento.

7 – As fêmeas reproduzem apenas uma vez a cada três anos e a gestação dura entre 11 a 12 meses. As fêmeas normalmente têm apenas um filhote.

8 – O crânio de uma baleia azul pode passar dos 6 metros de comprimento.

9 – Seu espiráculo (o orifício presente no topo da sua cabeça, por onde respira) é grande o suficiente para passar um bebê humano através dele. E quando a baleia expira, o jato de ar pode chegar a 9 metros de altura.

10 – Elas podem chegar a 30 metros de comprimento (mais que uma quadra de basquete) e a pesar 170 toneladas (mais do que 28 elefantes africanos juntos).

Veja também: Conheça Hulk, o Maior Pitbull do Mundo

Fica abaixo um vídeo dessa incrível e bela espécie em ação:

A incrível Baleia-azul – a maior baleia do mundo!

Ah, e se você também é um amante de animais, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook. 😉

Fontes: Papo de PrimataInfoescola, Wikipedia, OneKind