Como preparar sua casa para seu novo animal de estimação

 Ter um animal de estimação em casa, é talvez uma das experiências que mais benefícios traz para todos os membros da família. Além do afeto e companhia que nos oferecem, está comprovado que as pessoas que possuem um animal de estimação são mais alegres e adoecem com menos frequência, além de ter proporcionar exercício físico e melhorar as relações sociais. Ter um animal de companhia pode não ser apenas bonito, requer esforço e dedicação, por isso separamos algumas dicas de como preparar sua casa para receber os novos membros da família.

Como preparar sua casa para seu novo animal de estimação (28)

Confira 8 dicas de como preparar a sua casa para receber seu novo animal de estimação

Seu refúgio

Reserve um espaço com uma caminha cômoda ou algum tipo de móvel que ensine que esse é o lugar dele. Tome cuidado com os materiais, pois os mesmos devem ser lavados com frequência, por tanto devem cumprir com esse requisito. Evite que eles subam em sua cama, e coloque o novo refúgio deles no corredor ou junto a sala de estar.

Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (8)

Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (11)

 

Eduque seu animal mostrando qual é o seu lugar

É importante acostumar os animais de estimação desde o primeiro momento a estar em suas camas ou seus respectivos espaços. Comece mantendo-o perto de sua cama e sente-se próximo a ele para fazer companhia. Uma ótima forma de distrair o seu animal é com brinquedos que possa morder. Se tiver um gato, talvez uma bola de lã será o ideal. Os mascotes devem estar ocupados para evitar que comam os móveis da casa.

Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (10)

Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (7)

 

Adapte o resto da casa aos poucos

Até o animal aprenda todas as regras da casa, recomendamos que não deixe nenhuma porta aberta. Além de não permitir que subam no sofá, cama ou outros móveis que você não quer que sejam tocados sem a sua supervisão. Quando ele subir na mobília, tente repreendê-lo com cautela, mas seja persistente. É importante que seu animal faça exercícios para que esteja mais cansado, pois animais cansados tendem a destruir menos.

Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (23) Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (29)

 

 

Sozinhos em casa

Quando for sair, trabalhar ou seguir a rotina diária deixando seu animal em casa sozinho, utilize caixas e barreiras que limitem o espaço onde eles possam circular até que aprendam a não comer os móveis ou subir no sofá. Deixe brinquedos para que possam estar distraídos, e ao retornar volte a pedir esse brinquedo. É uma forma de mostrar a eles que você voltará, dessa forma evitamos que o animal se sinta abandonado.

Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (33) Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (6)

 

 

Suas necessidades básicas

Escolha um lugar para colocar a ração e a água do animal. É importante que não coloquemos a comida do animal na cozinha, pois a higiene deve ser máxima. Você pode colocar uma toalha de baixo para facilitar a limpeza. Para gatos devemos ter sempre uma caixinha de areia e trocar essa areia com frequência para evitar os odores.

Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (13) Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (12)

 

 

Sua higiene

Um cachorro precisará de banhos pelo menos 1 vez ao mês com xampu especial, devemos evitar os banhos frequentes pois isso deteriora o seu manto protetor. Podemos secar com o secador com ar médio para que não fiquem odores. Escovar o cachorro será uma tarefa regular que ajudará a retirar pele morta e pelos caídos. As unhas deverão ser cortadas com frequência para evitar que eles as afie em seus móveis. Lembre-se de limpar olhos e boca depois das comidas.

Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (2) Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (20)

 

 

Truque para os odores

Se seu cachorro tem pelos largos e é propenso a ter odor forte, você pode borrifar um pouco de bicarbonato sobre ele com água e vinagre de maçã.

Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (18) Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (17)

 

Cuidado com as paredes

Utilize tinta ou papel de parede laváveis, lembre-se que o cachorro pode salpicar saliva, o que mancha paredes de tecido e de revestimentos delicados.

Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (32)

Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (31)

 

O piso

Tente não utilizar tapetes difíceis de limpar, especialmente nos primeiros dias do animal em casa, que é quando ainda não sabe controlar a urina. Se tiver parquet em casa, aplique poliuretano para evitar que penetre a urina.

 

Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (1) Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (27)

 

Cortinas

Evite cortinas de laminas, penduricalhos e cordões longos que possam supor risco de estrangulamento. Se um cachorro se vê preso em qualquer um desses elementos, poderá entrar em pânico, arrastar e derrubar os objetos ao seu redor.

Como-preparar-sua-casa-para-seu-novo-animal-de-estimação (34)

 

E se você decidiu que trazer um mascote para sua casa, recorra a adoção. Existem muitos animaizinhos abandonados que estão buscando um dono…

Como preparar sua casa para seu novo animal de estimação (30)

Fonte: habitissimo