Coelho em extinção, Ili Pika “coelho mágico” é visto pela primeira vez em 20 anos

O Coelho em extinção, Ili Pika, ou “coelho mágico”,  uma das criaturas mais raras do mundo, foi visto pela primeira vez em 20 anos, em montanhas chinesas

A espécie foi primeiramente vista nas montanhas Tianshian, noroeste chinês, em 1983 e, desde então, ao menos 70% dos animais foram mortos. Hoje, a população de coelhos mágicos é calculada em cerca de mil animais.

O pesquisador Li Weidong foi o responsável por ter descoberto a espécie e, agora, por ter achado e clicado o pequeno animal.

Coelho_em_extinção_Ili_Pika _coelho_mágico (1)

 

 

Weidong caminhava por montanhas chinesas quando viu o animal, em 1983. Ele não sabia de que espécie se tratava, até ver outro animal e confirmar que se tratava de uma espécie ainda não descoberta. Ele devotou seus estudos ao pequeno coelho. Em 2002 e 2003, Weidong percorreu as montanhas durante 37 dias, com a ajuda de voluntários, para fazer um censo do animal. Nenhum foi visto.

Posteriormente, em julho de 2014, ele deu mais sorte. Avistou o bichinho e tirou estas fotos.

Coelho_em_extinção_Ili_Pika _coelho_mágico (2)

 

Weidong disse que se a espécie se tornar extinta enquanto ele viver, ele se sentirá muito culpado. “Descobri a espécie e vi como está ameaçada. Está se tornando extinta na minha frente, eu me sinto tão culpado”, disse.

Especialistas suspeitam que a população pode estar em declínio devido ao aquecimento global.

Coelho_em_extinção_Ili_Pika _coelho_mágico (3)