7 Melhores Raças de Cachorros para Apartamento

Você mora em um apartamento e está em busca de um cachorro companheiro?

Então você está em busca de uma raça de cachorro que se adapte ao ambiente apertado, de uma raça de cachorro que não faça muito barulho latindo e que não incomode os vizinhos.

Pois bem, nesse artigo, vamos falar sobre as 7 melhores raças de cachorros para apartamento.

cachorros para apartamentos

Melhores cachorros para apartamento:

Muitas pessoas falam que cães e apartamentos não se dão bem juntos, mas você quer saber a verdade? Elas estão erradas!

Você não precisa, necessariamente, de um grande quintal para que o seu cachorro seja feliz. Se você vive em um apartamento, e quer ter um cachorro companheiro, há uma variedade de raças de cães que vão servir perfeitamente para o ambiente pequeno de um apartamento.

Moradores de apartamento têm diversas opções de cachorros para apartamento quando for trazer um novo membro da família para o lar.

O espaço de seu apartamento não é a única preocupação a se considerar.

Alguns cães — os com pouca energia — se contentam com a sala de estar e o sofá na maior parte do tempo, mas também precisam se exercitar. Já outros cães, com bastante energia, ficam felizes apenas com caminhadas ou brincadeiras.

Então, se tratando de cães para apartamento, precisamos ter em mente que cachorros com muita energia não são os melhores para ambientes apertados.

É importante pensar em seus vizinhos também. Temos que escolher entre raças que não latem o tempo inteiro, que são amigáveis com pessoas estranhas, que não façam muita bagunça no elevador, nas escadas e no hall de entrada do condomínio.

Afinal, nenhum vizinho gosta de ser incomodado vivendo ao lado de um cachorro que late o tempo inteiro. Não é mesmo?

O tamanho importa?

cachorros em apartamentos - tamanho importa

O que muitos acham é que, para um cão viver em um apartamento, ele tem que ser das menores raças possíveis. Porém, o tamanho nem sempre é o mais importante.

O fato de um cachorro ser pequeno, não significa que ele é um dos cães ideais para apartamento. Algumas raças de cachorros pequenos latem e fazem barulho demais para atender as exigências de ser um bom vizinho em um prédio.

Muitos cães pequenos são impacientes e têm muita energia para ficarem confinados a maior parte do dia, mesmo que seu tamanho faça com que o espaço pareça maior.

Por exemplo, apesar de ser uma das menores raças de cachorros, o Chihuahua não é uma das melhores escolhas para a vida de apartamento por causa da tendência da raça a latir, bem como o seu alto nível de energia e comportamento agitado.

No entanto, alguns Terriers, embora também tenham um alto nível de energia, tendem a ser cachorros bons para apartamento, desde que façam o suficiente de exercícios diários.

Terriers precisam de atividades físicas diárias. Você precisará levá-lo para passear todos os dias.

Já algumas raças de cachorros de grande porte, com baixa energia, também podem se adaptar aos pequenos espaços oferecidos pelos apartamentos. No entanto, mesmo cachorros grandes com baixa energia, geralmente são automaticamente rejeitados pelas leis do condomínio.

Desde que sejam cumpridos os requisitos de exercício, e que o condomínio permita, muitos cães grandes podem viver confortavelmente em um apartamento ou uma casa pequena. Mas nessa lista não vamos focar nos cachorros de grande porte.

As características particulares de cada cachorro também importam.

cachorros para apartamentos 2

Uma coisa que devemos lembrar é que, muitas vezes, não é a raça, mas sim o nível de energia individual de cada cão que faz dele um cachorro bom para apartamento.

Há filhotes de uma mesma ninhada que possuem características diferentes, uns com mais energia que outros. Existem cães, dentro de uma mesma raça, com diferentes níveis de energia.

Claro, um Labrador vai ser sempre mais agitado que um Clumber Spaniel. Mas o nível de energia deles ainda irá variar de cão para cão dentro da mesma raça.

Temos que levar em conta também a idade do cão, cães velhos tendem a ter menos energia que cães mais novos.

Condomínios VS Cachorros

Um ponto de extrema importância, na escolha de um cachorro para apartamento, é saber das regras do condomínio.

Há cada vez menos condomínios que permitem animais de estimação. Os que permitem, geralmente, costumam impor regras de convivência bastante específica em relação aos animais domésticos.

Tenha certeza de todas as regras do condomínio antes de levar seu novo amigão para casa.

Veja também: 10 dicas para viver com um cachorro em apartamento

E qual é a melhor raça de cachorro para apartamento?

Nessa lista, separamos as raças que são consideradas “as melhores” para a vida de apartamento. Se você não vê uma raça listada aqui, isso não significa que ele não pode viver em um apartamento, pois estamos listando apenas as 7 raças para facilitar sua escolha.

Lembre-se: Não existe “cachorros de apartamento”, alguns cães podem viver tranquilamente em ambientes pequenos, mas necessitarão se exercitar também.  E não pense que, só porque um cão é pequeno, ele vai fazer exercícios suficientes apenas correndo ao redor de seu apartamento.

Confira as 7 melhores raças de cachorros para apartamento:

Cachorros para Apartamento: Pugcachorros para apartamento - pug

O Pug é uma das melhores raças de cachorro para apartamento por ser muito calmo. Apesar da alta energia e agitação de um Pug filhote, quando se torna um Pug adulto, acaba se transformando em um cachorro muito calmo.

Suas dificuldades de respiração fazem com que ele não seja muito apto para atividades físicas. Sendo assim, o Pug é um excelente cão para apartamento, pois necessita de pouca atividade física.

E o que é ainda melhor é que, além de calmos, companheiros e amáveis, os cães da raça Pug, não costumam latir muito, o que é muito bom já que, em apartamentos, as pessoas sempre buscam por cachorros que não fazem barulho.

Os Pugs não precisam de cuidados especiais com o pelo, mas possuem a saúde um pouco delicada, principalmente quanto a respiração e problemas de pele.

Cachorros para Apartamento: Poodle Toy
cachorros para apartamentos - poodle toy

O Poodle Toy, quando se tratando de cachorros pequenos para apartamento, é uma ótima opção. Apesar de latirem bastante, são cachorros muito inteligentes e podem ser facilmente adestrados.

Eles possuem as características da raça Poodle, mas com um porte menor, não exigindo muito espaço para viver tranquilamente. No entanto, precisam se exercitar frequentemente, para não ter problemas com peso e saúde. O exercício também ajudará no equilíbrio de sua energia.

Precisam de alguns cuidados com o peso e pelo. Exercícios frequentes e uma tosa periódica, na maioria dos casos, já são suficientes para resolver essas duas questões.

O Poodle Toy já teve seu auge, hoje em dia não é tão popular, mas continua sendo um dos cachorros ideais para apartamento.

Cachorros para Apartamento: Yorkshire Terriercachorros para apartamento - yorkshire terrier

O popular Yorkshire Terrier é uma das melhores raças de cães para apartamento, pois se adaptam facilmente ao ambiente. Porém, devido sua hiperatividade, também necessitam de exercícios periódicos.

É uma raça muito popular no Brasil. São muito independentes e, sendo assim, são considerados cachorros ideais para apartamentos.

Para os donos sem tempo, que passam boa parte do dia fora, o Yorkshire pode ser uma ótima escolha, visto que sabem lidar bem com a solidão. Mas lembre-se, todo cão precisa de companhia, carinho e brincadeiras sempre que possível.

Cachorros para Apartamento: Shih Tzu
cachorros para apartamento - shih tzu

O Shih Tzu, bem como o Yorkshire Terrier, é uma das raças mais populares do Brasil, também é bastante independente e não precisa de muito espaço para se adaptar e viver bem.

Os cachorros da raça Shih Tzu, ou “Chitzo”, geralmente são bem tranquilos e amigáveis com estranhos, principalmente com crianças.

Por ser um cachorro popular no Brasil, é fácil de ser encontrado. Porém, cuidados devem ser tomados, pois necessitam de cuidados especiais com os pelos, banhos frequentes e escovação diária.

Devido a sua sociabilidade e seu tamanho pequeno, são cachorros indicados para apartamento.

Cachorros para Apartamento: Dachshund (“Salsichinha”)
cachorros para apartamento - dachshung

O Dachshund, popularmente conhecido como “Salsichinha”, também é um dos melhores cachorros para apartamento.

O Dachshund é uma das melhores raças de cachorro para apartamento, pois embora sejam ciumentos com outros animais, eles vive bem com crianças e se adaptam muito bem ao ambiente.

Eles costumam ter problemas de coluna e deve-se também tomar o devido cuidado com a questão do peso, pois a raça possui certa tendência à obesidade, portanto, exercícios periódicos são indispensáveis.

Cachorros para Apartamento: Buldogue Inglês (Bulldog)
cachorros para apartamento - buldogue inglês

Os Buldogues Ingleses são considerados cães para apartamento, pois são calmos, preguiçosos e adoram passar horas no sofá.

Pesando cerca de 20 kg, é uma versão maior dos Buldogues Franceses. No entanto, são excelentes cachorros para apartamento, pois preferem relaxar ao invés de latir.

Cachorros para Apartamento: Buldogue Francês (Bulldog)
cachorros para apartamento - buldogue frânces

Um cão pequeno com as características de um cão maior. Possuem basicamente as mesmas características do Buldogue Inglês, porém são menores e um pouco “destruidores”.

Quando não estão “destruindo as coisas”, os Buldogues Franceses são calmos e tranquilos, sempre relaxando no lugar mais confortável do ambiente.

Seu comportamento faz dele um excelente cachorro para casas pequenas ou apartamentos.

O cachorro do PC Siqueira (Lola), pra quem não sabe, é um Buldogue Francês. Veja o vídeo:

Em outro artigo, ensinamos 10 super dicas para você aprender a viver com cachorros em apartamentos. Para acessar o artigo, clique aqui.

Resumindo:

Agora que você já sabe o perfil do cão ideal para apartamento. E já checou todas as regras relativas a animais de estimação de seu condomínio.

Tente fazer a sua escolha sem pressa, não seja impulsivo e não leve para casa o primeiro filhote que encontrar antes de saber suas características.

Lembre-se que escolher um cachorro é uma coisa séria, afinal o cão que você escolher se tornará sua responsabilidade.

Ah, e se você também é um amante de animais, não se esqueça de curtir nossa página no Facebook. 😉

Amante de animais, natureza e esportes. Cofundador e editor do Blog Animal.