A morte de Cecil – o Famoso Leão do Zimbabwe

Recentemente, Cecil, um famoso leão do Zimbábue, foi ilegalmente atraído para fora de uma área de proteção e morto por caçadores. Estima-se que os turistas tenham pagado US$55 mil pela cabeça do felino.

Cecil era especialmente famoso no meio conservacionista e era amado em todo o país. Morto aos 13 anos de idade, o leão teve praticamente toda a sua vida monitorada por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que estudavam a conservação de leões no Zimbábue.

Ele usava um rastreador GPS em uma coleira para que caçadores não pudessem afastá-lo da área de proteção – mas o equipamento foi retirado justamente pelos seus assassinos. Ele foi atingido, primeiramente, por uma besta, caçado durante uma perseguição de 40 horas e, por fim, morto com um disparo de arma de fogo.

A morte de Cecil - o Famoso Leão do Zimbabwe (1)

A morte de Cecil - o Famoso Leão do Zimbabwe (3)

A morte de Cecil - o Famoso Leão do Zimbabwe (4)

Segundo o Telegraph, o culpado pelo crime é um caçador de Minessota chamado Walter Palmer. O americano é um dentista que está sendo processado – mas, na internet, o castigo veio mais rápido. No site de críticas Yelp, muito popular nos EUA, onde serviços recebem a avaliação dos clientes, Palmer e sua carreira estão sendo destruídos.

A Autoridade de Turismo do Zimbábue identificou Walter Palmer, um dentista e caçador de Minnesota (EUA), como o culpado pela morte de Cecil.
A morte de Cecil - o Famoso Leão do Zimbabwe (5)

Walt-Palmer

Em um comunicado, Palmer disse: “Eu confiei na experiência dos meus guias profissionais para garantir uma caça legal… Eu lamento profundamente que uma atividade que eu pratico, e legalmente, seja responsável pela morte deste leão”

Repercussão:

No site da Casa Branca, 70 mil pessoas já assinaram um abaixo-assinado pedindo que Palmer fosse extraditado para o Zimbábue para que seja julgado de acordo com as leis do país. Nas redes sociais, o clima também é de comoção.

Desde que a notícia da morte de Cecil veio à tona, celebridades e usuários do Twitter se manifestaram em apoio às autoridades do Zimbábue e desferiram duros comentários contra Palmer e a atividade da caça.

Cecil deixou para trás 24 filhotes, que provavelmente serão mortos por machos rivais que buscam substituí-lo como alfa.
filhotes de cecil

A última foto tirada de Cecil. RIP
A morte de Cecil - o Famoso Leão do Zimbabwe (2)

Se você também é um amante de animais, compartilhe nossa homenagem ao Leão Cecil no Facebook:

Fica aqui nossa homenagem. #Cecil #RIP
Entenda: http://bloganimal.com.br/a-morte-do-leao-cecil/

Posted by Blog Animal on Quinta, 30 de julho de 2015

Fontes: Exame, Galileu.